SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número especialA análise da implicação como dispositivo de transformação do processo de trabalhoA psicologia frente aos desafios do envelhecimento populacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PENIDO, Cláudia Maria Filgueiras; PASSOS, Izabel Christina Friche  e  ANDRADE, Ilda Costa de. Saúde mental e estratégia de saúde da família: uma primeira experiência de aproximação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.spe, pp. 258-268. ISSN 1983-8220.

Relato de experiência que discute a primeira tentativa de aproximação entre equipes de saúde mental e saúde da família em cidade da região metropolitana de Belo Horizonte (Minas Gerais). Capacitações em saúde mental são usadas como recursos, paralelamente aos processos de mapeamento e confecção de catálogo de recursos socioculturais feitos por agentes comunitários de saúde, acompanhados por estagiários de Psicologia. A experiência lança as bases para a implantação do apoio matricial em saúde mental no município e é criticamente analisada nos dias de hoje quanto a atravessamentos do poder institucional e o limite das capacitações para a transformação das práticas.

Palavras-chave : Saúde Mental; Atenção Primária à Saúde; Estratégia de Saúde da Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License