SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número especialSaúde mental e estratégia de saúde da família: uma primeira experiência de aproximaçãoPsicologia das emergências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

RIBEIRO, Pricila Cristina Correa. A psicologia frente aos desafios do envelhecimento populacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.spe, pp. 269-283. ISSN 1983-8220.

A transição das taxas de morbimortalidade observadas na população brasileira nas últimas décadas impõe aos pesquisadores, profissionais e gestores no âmbito da saúde coletiva a busca por estratégias que garantam a promoção da saúde e a atenção às especificidades da população mais velha. Neste contexto, preceitos teóricos e práticas baseadas na psicologia do envelhecimento podem contribuir para o enfrentamento dos desafios na atenção em saúde do idoso. Neste estudo foram apresentadas algumas destas contribuições da psicologia bem como algumas das diretrizes mundiais que buscam nortear ações estratégicas voltadas para a promoção do envelhecimento ativo e para a prevenção e tratamento das condições crônicas e degenerativas associadas ao aumento da idade.

Palavras-chave : Idoso; Velhice; Psicologia do envelhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License