8 2Um monólogo entre a lógica do trabalho e a lógica do desejo na era da modernidade líquidaSaberes e práticas de enfermeiros na saúde mental: desafios diante da Reforma Psiquiátrica 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

SENA, Soraya da Silva    SOUZA, Luciana Karine de. O TDAH na amizade infantil. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2015, 8, 2, pp. 320-331. ISSN 1983-8220.

A literatura científica aponta um padrão de relações sociais insatisfatórias em crianças com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), não raro levando estas crianças a situações de rejeição e vitimização. O presente estudo, de cunho qualitativo, descreve características das relações de amizade em 18 meninos com TDAH, comparando-os com 21 meninos sem este transtorno, todos com idade entre sete e nove anos. As crianças responderam individualmente a uma entrevista semiestruturada sobre suas amizades e uma melhor amizade. A análise das respostas demonstrou que a maioria dos conteúdos encontrados nas falas dos meninos com TDAH foi semelhante aos dos meninos sem TDAH. A exceção encontrada foi nas atitudes voltadas para aspectos convencionais e morais nas amizades.

: Criança; Amizade; Transtorno.

        · | |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License