SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Satisfação no trabalho e desafios encontrados por psicólogos organizacionais que atuam em organizações privadasPor que pagar uma academia e não a frequentar?: Uma análise sob a perspectiva da psicologia econômica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

PERIM, Paulo Castelar et al. Análise fatorial confirmatória da versão Brasileira da Escala de Resiliência (ER - Brasil). Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 373-384. ISSN 1983-8220.

A criação de instrumentos psicológicos com indicadores favoráveis de validade é de extrema importância para o estudo e desenvolvimento de um determinado construto teórico, em especial quando este se trata de um fenômeno relativamente novo, como é o caso da resiliência, que é compreendida de forma geral como o processo que permite aos indivíduos sobreporem-se os riscos e tirar ganhos positivos desta experiência. O objetivo desta pesquisa foi proceder à avaliação da estrutura fatorial para contexto brasileiro da escala de resiliência de Wagnild e Young (1993). Para realização do estudo participaram 359 estudantes de ambos os sexos com idade variando de 12 a 20 anos. A partir de procedimentos de análise fatorial confirmatória verificou-se que a estrutura dimensional que possui melhores índices estatísticos ao contexto brasileiro foi a de cinco fatores: autossuficiência, sentido da vida, equanimidade, perseverança e singularidade existencial.

Palabras clave : Resiliência; Análise Fatorial Confirmatória; Escalas psicológicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License