SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Análise fatorial confirmatória da versão Brasileira da Escala de Resiliência (ER - Brasil)O uso do genograma na psicoterapia psicanalítica familiar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

DURAES, Yuri Silveira et al. Por que pagar uma academia e não a frequentar?: Uma análise sob a perspectiva da psicologia econômica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 385-398. ISSN 1983-8220.

Com o objetivo de compreender o processo decisório de indivíduos que contratam os serviços de uma academia de ginástica e musculação, mas não a frequentam, o presente artigo contextualiza o crescimento do setor e inclui as transformações comportamentais observadas durante esse processo, enquanto apresenta resultados de análises correlatas anteriores. Em seguida, são realizadas breves revisões teóricas de psicologia econômica e tomada de decisão para embasar a elaboração do questionário e entrevista aplicados a donos e clientes de academias. Os dados primários são então analisados através de uma metodologia qualitativa exploratória, e os resultados são apresentados relacionando-os às teorias previamente apresentadas. Os resultados obtidos reafirmam o comportamento irracional de consumo além de demonstrar a importância de operadores emocionais como prazer e dor, além da necessidade de atenção exclusiva por parte do cliente.

Palabras clave : Academia; Saúde; Racionalidade limitada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License