SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Por que pagar uma academia e não a frequentar?: Uma análise sob a perspectiva da psicologia econômicaA relação entre reconhecimento, trabalho e saúde sob o olhar da Psicodinâmica do Trabalho e da Clínica da Atividade: debates em psicologia do trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

FRANCO, Ricardo da Silva  e  SEI, Maíra Bonafé. O uso do genograma na psicoterapia psicanalítica familiar. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 399-414. ISSN 1983-8220.

Objetivou-se, por meio desta pesquisa, investigar o uso do genograma na psicoterapia psicanalítica familiar, para compreensão do papel que esta técnica pode desempenhar no setting familiar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que fez uso do material clínico advindo de sessões com famílias realizadas em uma clínica de psicologia de uma universidade pública. O material clínico coletado foi analisado por meio do referencial psicanalítico e pôde-se compreender que o genograma pode contribuir para a compreensão da dinâmica familiar, elucidando aspectos da transmissão psíquica geracionale, com isso, também o desenvolvimento do processo terapêutico. Conclui-se que esta é uma técnica que pode favorecer o desenvolvimento da psicoterapia psicanalítica familiar, especialmente quando empregada de forma mais livre e espontânea, dando margem para o aparecimento de aspectos inconscientes, mais difíceis de serem acessados de outra maneira.

Palavras-chave : Genograma; Psicanálise de Família; Serviço-escola de Psicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License