SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2O uso do genograma na psicoterapia psicanalítica familiarPráticas organizacionais: uma contribuição teórica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Raquel Vitória Souza; DEUSDEDIT-JUNIOR, Manoel  e  BATISTA, Matilde Agero. A relação entre reconhecimento, trabalho e saúde sob o olhar da Psicodinâmica do Trabalho e da Clínica da Atividade: debates em psicologia do trabalho. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2015, vol.8, n.2, pp. 415-427. ISSN 1983-8220.

A partir de um recorte no campo da saúde mental e trabalho elegeu-se o reconhecimento como o foco da discussão aqui proposta. Esse estudo almeja entender qual a influência do reconhecimento no processo de saúde/adoecimento do trabalhador. Para tanto, o fenômeno do reconhecimento no mundo do trabalho é discutido a partir de duas correntes teóricas oriundas do campo da psicologia do trabalho, a saber, a Psicodinâmica do Trabalho e a Clínica da Atividade. Porém, ambas as teorias abordam a questão do reconhecimento sob perspectivas diferentes. Portanto, o artigo pretende confrontar a relação entre reconhecimento e trabalho das duas perspectivas e sua influência na saúde dos trabalhadores. A pesquisa bibliográfica é adotada como método para a realização dessa pesquisa.

Palavras-chave : Reconhecimento; Psicodinâmica do Trabalho; Clínica da Atividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License