9 1Acolhimento institucional: realidade, causalidade e singularidade na psicanálise e no direitoInterfaces entre a psicologia sócio-histórica e a educação popular com adolescentes 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ALMEIDA, Maria Emilia Sousa. Constituição especular do desejo e sua atualização no adulto. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2016, 9, 1, pp. 17-31. ISSN 1983-8220.

Nesse artigo, examina-se a constituição especular do desejo da criança a partir do desejo de seus objetos primários. Assim, as representações, afetos e vazios representacionais da criança se articulam as representações, afetos e vazios representacionais de seus pais. Esse processo favorece o bloqueio na atualização do desejo do adulto. Vários fatores contribuem para isso: os vazios representacionais no desejo dos objetos primários e do sujeito, sua identificação e contra-identificação com eles, a formação do objeto idealizado e do objeto imaterial-simbólico, as alterações no sistema das representações no trauma do absoluto. Portanto, uma série de hipóteses de trabalho são propostas pela autora, para tentar entender esse fenômeno. O método clínico psicanalítico permite, afinal, que o sujeito, quando adulto, possa atualizar seu desejo no mundo. O pensamento de alguns psicanalistas favorece a reflexão da autora sobre essas questões.

: representações; afetos; desejo; vazio representacional.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License