SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Creative work: loss, mourning and metaphorMental health staff's perceptions about suicidal behavior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

CATTANI, Beatriz Cancela; TEIXEIRA, Marco Antonio Pereira  and  OURIQUE, Luciana Rubensan. Maturidade de carreira e nível socioeconômico em estudantes do ensino médio. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 67-77. ISSN 1983-8220.

Este estudo teve por objetivo verificar a relação existente entre maturidade de carreira e nível socioeconômico em estudantes de Ensino Médio. Participaram do estudo 265 estudantes, com idades entre 14 e 20 anos, oriundos de duas escolas (uma particular e outra pública). Foram aplicados dois instrumentos: uma versão adaptada do Inventário de Maturidade de Carreira -forma C (Adaptabilidade) [Career Maturity Inventory - Form C (Adaptability Form)] e um questionário sociodemográfico. Para avaliar o nível socioeconômico foram consideradas a renda familiar e a escolaridade dos pais. Os dados foram analisados por meio de correlações de Pearson, testes t e análise de variância. Observou-se ausência de correlação significativa entre as variáveis maturidade de carreira e nível socioeconômico. Conclui-se que a maturidade de carreira do adolescente em momento de escolha profissional possivelmente está associada a outros fatores que não somente a questão socioeconômica familiar.

Keywords : maturidade de carreira; nível socioeconômico; orientação vocacional; adolescentes; Inventário de Maturidade de Carreira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License