SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Maturidade de carreira e nível socioeconômico em estudantes do ensino médioAs redes sociais virtuais e a dinâmica da internet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

OLIVEIRA, Clarissa Tochetto de; COLLARES, Lucas Abreu; NOAL, Martha Helena Oliveira  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções de uma equipe de saúde mental sobre o comportamento suicida. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 78-89. ISSN 1983-8220.

Buscou-se conhecer a formação, a conduta e as reações emocionais dos profissionais de saúde mental frente ao comportamento suicida. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas individuais com nove profissionais. As informações foram submetidas à análise de conteúdo temática e deram origem às categorias: formação da equipe, condutas, e reações emocionais da equipe frente ao comportamento suicida. Verificou-se que o desconforto emocional foi relatado com maior frequência pelos participantes deste estudo, bem como percepções de déficits na formação acadêmica para lidar com o comportamento suicida. Quanto ao manejo, a conduta adotada pela equipe está de acordo com os manuais que orientam como lidar com essas situações. Conclui-se que os conhecimentos, as práticas e as reações emocionais dos profissionais estão relacionados quando se trata do comportamento suicida. O déficit na formação pode contribuir para o desconforto emocional vivenciado pela equipe, além de limitar o repertório de estratégias para lidar com pacientes de risco.

Palavras-chave : Suicídio; Pessoal da saúde mental; Formação profissional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License