SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Percepções de uma equipe de saúde mental sobre o comportamento suicidaOs caminhos da pesquisa psicanalítica: da epistemologia ao método índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LIMA, Nádia Laguárdia de; MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; STENGEL, Márcia  e  MAIA, Lucas Matos. As redes sociais virtuais e a dinâmica da internet. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 90-109. ISSN 1983-8220.

Este artigo apresenta o resultado de um levantamento bibliográfico realizado em uma pesquisa que objetiva compreender os relacionamentos amorosos de adolescentes na internet. Realizou-se uma investigação no PePSIC das produções entre 2002 e 2013. O levantamento apontou um número reduzido de trabalhos de psicologia sobre o tema e desatualização das redes sociais utilizadas como objeto de estudo. O número reduzido de trabalhos pode ser justificado tanto por limites do nosso instrumento de pesquisa quanto pela atualidade do tema. A desatualização das redes sociais revela o dinamismo próprio da internet. Entretanto, as subjetividades não se transformam com a mesma velocidade das tecnologias, demonstrando que tais pesquisas não se tornam obsoletas. É preciso considerar que a enorme presença da internet em todos os setores da vida humana justifica o incremento de pesquisas sobre o tema.

Palavras-chave : internet; redes sociais; contemporaneidade; relacionamentos amorosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License