SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Os caminhos da pesquisa psicanalítica: da epistemologia ao métodoProblemas de comportamento e funcionamento adaptativo no teacher's report form (TRF): comparações por gênero e escolaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LEMOS, Igor Lins; SILVA, Romildo Fellipe Nascimento  e  SILVA, Maria Clara Miguel Descendente de Melo. Uso inadequado de internet no ambiente de trabalho: uma revisão sistemática. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.1, pp. 125-140. ISSN 1983-8220.

O objetivo do manuscrito foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre o uso inadequado de Internet no ambiente de trabalho (cyberslacking). Foram utilizados os bancos de dados ScieELO, BVS, Lilacs, Science Direct On Line e PubMed, sem data mínima, sendo incluídos os artigos publicados até julho de 2013. Encontrou-se um total de 179 artigos, sendo 26 aproveitados. Verificou-se que o cyberslacking é mais comum entre homens jovens. Os fatores que podem levar a este comportamento são: sentimento de injustiça diante da organização, sono prejudicado e falta de controle do tempo on-line. As empresas, em sua maioria, adotam o monitoramento destas atividades. O viés positivo do cyberslacking é a recuperação da energia física para o desenvolvimento de outras atividades. Considera-se, por fim, que esta é uma problemática distante de ser solucionada, pois, além da complexidade deste comportamento, poucas estratégias efetivas são aplicadas até o momento.

Palavras-chave : Cyberslacking; tecnologia; monitoramento; dependência; revisão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License