SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Percepções de jovens sobre a transição para a vida adulta e as relações familiares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

VILELA, Thaísa  y  BARROS, Vanessa Andrade de. O acerto de contas no trabalho do tráfico de drogas varejista. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 162-181. ISSN 1983-8220.

As discussões que ora apresentamos compõem parte de pesquisa realizada no âmbito do curso de mestrado em Psicologia. Sob a perspectiva teórico/metodológica da Psicologia do Trabalho, procuramos analisar o funcionamento do tráfico de drogas varejista em uma microrregião de Minas Gerais, buscando compreender a atividade do "acerto de contas". Trabalhamos com entrevistas em profundidade com pessoas que estiveram envolvidas no tráfico de drogas em varejo e também com um período de observação. Os resultados obtidos na pesquisa evidenciaram um cenário em que o ato de matar é naturalizado, instrumentalizado e espetacularizado, com incidências significativas para a estruturação de uma organização de trabalho e para o reconhecimento de seus trabalhadores. O recurso à violência letal no formato do acerto de contas, que por décadas esteve conectado às vinganças privadas, acompanhou as modificações na gestão do tráfico de drogas e parece corresponder, atualmente, a uma prescrição do trabalho.

Palabras clave : Tráfico de drogas; Acerto de contas; Trabalho; Psicologia do Trabalho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License