SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O acerto de contas no trabalho do tráfico de drogas varejistaReflexões sobre o processo neuropsicológico de pessoas com altas habilidades/superdotação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LEME, Vanessa Barbosa Romera et al. Percepções de jovens sobre a transição para a vida adulta e as relações familiares. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 182-194. ISSN 1983-8220.

O estudo teve por objetivo examinar as percepções de jovens adultos sobre os desafios e as oportunidades vivenciados na transição para a vida adulta e as mudanças ocorridas nas relações com os membros da família. Trata-se de um estudo exploratório com abordagem qualitativa que utilizou a técnica de coleta de dados com grupo focal e análise de conteúdo. Participaram 13 jovens adultos (idade entre 20 e 28 anos), sendo sete mulheres e seis homens do estado do Rio de Janeiro. Os resultados indicaram que as trajetórias vivenciadas pelos jovens adultos são plurais e influenciadas por suas condições socioculturais e econômicas. A permanência prolongada na residência parental pode resultar tanto em conflitos e sentimentos de ambivalência quanto em solidariedade intergeracional entre os membros da família. As informações obtidas com o estudo poderão auxiliar futuros programas de intervenção preventivos e de promoção de saúde mental com os jovens adultos e seus familiares.

Palavras-chave : Transição para a vida adulta; Relações pais e filhos; Grupo focal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License