SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Percepções de jovens sobre a transição para a vida adulta e as relações familiaresA padronização no fast-food e seus efeitos na subjetividade do jovem trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SILVA, Winnie Gomes da; ROLIM, Rossana Gecília Bezerra  e  MAZOLI, Wayne de Holanda. Reflexões sobre o processo neuropsicológico de pessoas com altas habilidades/superdotação. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 195-210. ISSN 1983-8220.

Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são identificadas com nível superior de inteligência. Contudo, novas teorias têm superado as capacidades cognitivas e abordado questões como motivação e criatividade. A Neuropsicologia, como interface entre o neurofuncionamento e questões psicológicas, é um campo de conhecimento que se propõe a estudar essas novas concepções de inteligência. O objetivo desta revisão crítica da literatura é abordar os mecanismos neuropsicológicos de pessoas identificadas com Altas Habilidades/Superdotação. O estudo constatou que os estudos da Neuropsicologia focam, ainda, nas habilidades cognitivas, apresentando uma defasagem em estudar as demais habilidades em AH/SD. São necessários estudos que investiguem a atividade neurofuncional da motivação, criatividade, habilidades artísticas de pessoas com AH/SD e, ainda, a conexão com as habilidades cognitivas.

Palavras-chave : Neuropsicologia; Altas Habilidades/Superdotação; Neurociência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License