SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Reflexões sobre o processo neuropsicológico de pessoas com altas habilidades/superdotaçãoHomicídio conjugal na grande São Paulo e na grande Florianópolis: notícias publicadas em jornais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

GRISOLIA, Felipe Salvador  e  CASTRO, Lucia Rabello de. A padronização no fast-food e seus efeitos na subjetividade do jovem trabalhador. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 211-226. ISSN 1983-8220.

O presente artigo aborda os efeitos da racionalização no trabalho do fast-food no processo de subjetivação dos jovens trabalhadores desse tipo de restaurante. Realizou-se uma pesquisa-intervenção, contando com observações participantes em dois restaurantes, e entrevistas semiestruturadas com 26 funcionários e ex-funcionários. Os resultados demonstram que a racionalização leva a uma alta divisão do trabalho e padronização das tarefas na Empresa estudada. A maioria dos entrevistados entende a forma prescrita de trabalhar como a maneira correta de se exercer o trabalho. Entretanto, tais ingerências causam um mal-estar nos funcionários, que se incomodam em apenas reproduzir as atividades estipuladas. Mal-estar esse, que, em alguns casos, ultrapassa as barreiras do local de trabalho, atingindo seu cotidiano. Os funcionários se utilizam de outras formas de se fazer o trabalho e de brincadeiras com os colegas para fugir ao trabalho prescrito.

Palavras-chave : Jovens; Trabalho; Subjetividade; Fast-food.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License