SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2A padronização no fast-food e seus efeitos na subjetividade do jovem trabalhadorReflexões sobre a consciência na fenomenologia e na abordagem centrada na pessoa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BORGES, Lucienne Martins; LODETTI, Mariá Boeira; TRIDAPALLI, Ana Laura  e  MACHADO, Gustavo da Silva. Homicídio conjugal na grande São Paulo e na grande Florianópolis: notícias publicadas em jornais. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 227-240. ISSN 1983-8220.

Homicídio conjugal é o termo adotado ao gesto homicida que ocorre entre pessoas que estão, ou estiveram, vinculadas por uma relação afetiva. No Brasil, não existe um levantamento sistemático dos casos de homicídio conjugal, o que torna as fontes jornalísticas um importante meio de conhecimento dos casos. Objetiva-se uma discussão do homicídio conjugal por meio dos casos reportados em dois importantes jornais (O Estado de São Paulo e Diário Catarinense), entre os anos de 2000 e 2010. Encontrou-se um total de 34 casos ocorridos na Grande Florianópolis e 110 casos na Grande São Paulo. Em relação ao número de casos registrados em cada região, os dados indicam, proporcionalmente, uma maior incidência desse tipo de crime na Grande Florianópolis, em Santa Catarina. Concluiu-se, com os casos, a prevalência do gesto homicida perpetrado por homens, a presença de indícios precursores, o impacto da separação e a presença de violência conjugal.

Palavras-chave : Homicídio conjugal; Crime passional; Violência conjugal; Pesquisa documental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License