9 2Homicídio conjugal na grande São Paulo e na grande Florianópolis: notícias publicadas em jornaisO lugar do uso de drogas na identidade de uma pessoa em situação de rua 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

BRANCO, Paulo Coelho Castelo    CIRINO, Sérgio Dias. Reflexões sobre a consciência na fenomenologia e na abordagem centrada na pessoa. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2016, 9, 2, pp. 241-258. ISSN 1983-8220.

Estudo teórico que aborda, em uma revisão narrativa, a noção rogeriana de consciência, relacionando-a com o seu contexto estadunidense de ideias psicológicas, procedente de William James, e a apropriação do legado de Carl Rogers no Brasil, a partir de uma estirpe fenomenológica. Nesse sentido, apresentamos as noções de consciência nas teorias de Carl Rogers, William James e Edmund Husserl. Em seguida, discutimos as controvérsias e as possibilidades que tal apropriação provoca no desenvolvimento brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), em relação: aos aspectos funcionais e intencionais da consciência; as perspectivas empíricas e transcendentais da pessoa; as possibilidades de uma abordagem fenomenológica da ACP; as dimensões locais da ACP; ao risco de assumir uma postura avessa aos rogerianismos. Concluímos que essa reflexão problematiza e aprofunda elementos teóricos concernentes à Psicologia de Rogers; e compreende o desenvolvimento e a hibridização desse conhecimento no Brasil, de modo a refletir suas extensões.

: Carl Rogers; Consciência; Fenomenologia; Pragmatismo; Terapia Centrada no Cliente.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License