SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Homicídio conjugal na grande São Paulo e na grande Florianópolis: notícias publicadas em jornaisO lugar do uso de drogas na identidade de uma pessoa em situação de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BRANCO, Paulo Coelho Castelo  e  CIRINO, Sérgio Dias. Reflexões sobre a consciência na fenomenologia e na abordagem centrada na pessoa. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 241-258. ISSN 1983-8220.

Estudo teórico que aborda, em uma revisão narrativa, a noção rogeriana de consciência, relacionando-a com o seu contexto estadunidense de ideias psicológicas, procedente de William James, e a apropriação do legado de Carl Rogers no Brasil, a partir de uma estirpe fenomenológica. Nesse sentido, apresentamos as noções de consciência nas teorias de Carl Rogers, William James e Edmund Husserl. Em seguida, discutimos as controvérsias e as possibilidades que tal apropriação provoca no desenvolvimento brasileiro da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), em relação: aos aspectos funcionais e intencionais da consciência; as perspectivas empíricas e transcendentais da pessoa; as possibilidades de uma abordagem fenomenológica da ACP; as dimensões locais da ACP; ao risco de assumir uma postura avessa aos rogerianismos. Concluímos que essa reflexão problematiza e aprofunda elementos teóricos concernentes à Psicologia de Rogers; e compreende o desenvolvimento e a hibridização desse conhecimento no Brasil, de modo a refletir suas extensões.

Palavras-chave : Carl Rogers; Consciência; Fenomenologia; Pragmatismo; Terapia Centrada no Cliente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License