SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Reflexões sobre a consciência na fenomenologia e na abordagem centrada na pessoaProdução científica brasileira sobre psicologia evolucionista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MOURA JR, James Ferreira  e  XIMENES, Verônica Morais. O lugar do uso de drogas na identidade de uma pessoa em situação de rua. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 277-289. ISSN 1983-8220.

Objetiva-se analisar o lugar do uso e abuso de drogas na identidade de uma pessoa em situação de rua. É realizada uma pesquisa qualitativa a partir do estudo de caso de um indivíduo em situação de rua e de abuso de drogas. Analisa-se que o início do uso pode estar relacionado à realidade de pobreza e de desagregação familiar e como uma das possíveis causas para ida a rua. No entanto, essa utilização também é mantida pela discriminação e pelo reconhecimento perverso, desenvolvendo personagens fetichizados na identidade. Examinam-se alternativas para diminuição do abuso e da discriminação. Aponta-se que há a possibilidade de construção de uma identidade metamorfose com o suporte das famílias e das políticas públicas. Congratulações à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo financiamento.

Palavras-chave : Identidade; Sem teto; Droga (abuso); Pobreza; Discriminação social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License