SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2O lugar do uso de drogas na identidade de uma pessoa em situação de ruaEmpreendedorismo social, pós-modernidade e psicologia: compreendendo conceitos, atuações e contextos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

POLIPPO, Pablo Mantovani; FERREIRA, Vinícius Renato Thomé  e  WAGNER, Márcia Fortes. Produção científica brasileira sobre psicologia evolucionista. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 277-289. ISSN 1983-8220.

A Psicologia Evolucionista (PE) é uma área da Psicologia que estuda o processo de evolução e suas relações com o comportamento humano. Contudo, esse termo foi utilizado apenas no século XX com a revolução da Biologia e da Ciência Cognitiva. Embora pesquisado no mundo todo, no Brasil há poucos pesquisadores dedicados ao tema. Objetivou-se realizar um levantamento de publicações sobre PE em periódicos brasileiros de acesso livre, on-line e com mecanismo interno de busca (buscador), no período entre 1990 e 2013, segundo a classificação Qualis da Capes, em qualquer estrato. Foram encontrados 46 artigos que abordaram temas como a Teoria da Evolução, seleção sexual de parceiros, Psicologia do Desenvolvimento, reações faciais e emocionais de crianças e adultos, Teoria da Mente e Parentalidade, transtorno de personalidade antissocial, de estresse pós-traumático e autismo. No Brasil, identifica-se que essa área é recente e merece ampliação de pesquisas e publicações, bem como uma inserção maior do tema nos cursos de graduação em Psicologia.

Palavras-chave : Psicologia Evolucionista; Evolucionismo; Evolução.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License