SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Produção científica brasileira sobre psicologia evolucionistaRedução de ansiedade com grupo de diabéticos: interfaces físicas e psicológicas de uma intervenção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

OLIVEIRA, Inara Rezende et al. Empreendedorismo social, pós-modernidade e psicologia: compreendendo conceitos, atuações e contextos. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2016, vol.9, n.2, pp. 290-311. ISSN 1983-8220.

Este trabalho buscou compreender o empreendedorismo social e as características subjetivas do empreendedor no contexto pós-moderno. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura dos artigos científicos presentes no indexador eletrônico Scielo, dos últimos 15 anos para compreender o incremento das ações de empreendedorismo social atuais, ou seja, perceber que aspectos da sociedade estão influenciando, de acordo com os artigos, no surgimento de empreendimentos sociais e, consequentemente, de indivíduos que optam por construí-los. Observou-se uma branda participação da Psicologia como ciência e profissão nos projetos de empreendedorismo social localizados, muito embora possamos considerar que a Psicologia Organizacional e do Trabalho, por meio das chamadas práticas de gestão de pessoas, possa vir a ser importante contribuinte desse fenômeno num futuro próximo.

Palavras-chave : Psicologia; Empreendedorismo social; Pós-modernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License