SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Adaptation and evidence of validity and precision of the questionnaire of attitudes towards violence in schools author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

FLORENTINO, Bruno Ricardo Bérgamo  and  MELO, Walter. A inserção da psicologia no sistema único de assistência social: notas introdutórias. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 3-12. ISSN 1983-8220.

A implantação do Sistema Único de Assistência Social, para além de representar uma nova estratégia na prestação dos serviços socioassistenciais, baseada no paradigma dos direitos, apresenta-se como uma perspectiva de abandonar o assistencialismo e adentrar a profissionalização dessa política. Diante do exposto, o presente artigo discutirá a inserção da Psicologia nesse contexto, assinalando as principais considerações que envolvem as equipes de referência que ofertam os serviços socioassistenciais, a destacar, sobretudo, as possibilidades e desafios do psicólogo. A partir de uma revisão de literatura, utilizando o método descritivo, os resultados apontam que a inserção da Psicologia no SUAS representa uma grande possibilidade para a efetivação dessa política pública; no entanto, para tal, os profissionais terão de enfrentar alguns desafios inerentes à própria constituição da assistência social e da profissão.

Keywords : Sistema Único de Assistência Social; psicologia; assistência social; exercício profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License