SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1A inserção da psicologia no sistema único de assistência social: notas introdutóriasAdaptação transcultural brasileira da escala de estigma internalizado de transtorno mental - ismi-br índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

VASCONCELOS, Dalila Castelliano de et al. Adaptação e evidências de validade e precisão do questionário de atitude frente à violência na escola. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 13-24. ISSN 1983-8220.

Este estudo objetivou verificar os parâmetros psicométricos do Questionário de atitudes frente à violência na escola (CAHV), apresentando evidências de validade e precisão. Participaram 317 indivíduos, com idade entre 12 e 17 anos (M = 13,61; DP = 1,21), a maioria do sexo feminino (54,1%), de escolas particulares (51%) da cidade de João Pessoa-PB. Estes responderam o CAHV e perguntas sociodemográficas. Uma análise fatorial exploratória ordinal Unweighted Least Squares (ULS) sugeriu uma solução unidimensional, com cargas fatoriais variando de 0,39 a 0,76, explicando 37,11% da variância total. Ademais, a escala apresentou uma consistência interna satisfatória (alfa de Cronbach = 0,93; ômega de McDonald = 0,93), observando ainda diferenças nas pontuações quanto ao sexo e categoria de escola dos participantes. Conclui-se que o CAHV apresenta parâmetros psicométricos aceitáveis, podendo ser usada adequadamente em pesquisas no contexto em que está sendo validada.

Palabras clave : Atitudes; violência em escolas; adolescentes; escala; validade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License