SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Adaptação e evidências de validade e precisão do questionário de atitude frente à violência na escolaAutoconsciência, religiosidade e depressão na formação presbiteral em seminaristas católicos: um estudo ex-post-facto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

RONZANI, Telmo Mota; SOARES, Rhaisa Gontijo; NERY, Fabricia Creton  e  SILVEIRA, Pollyanna Santos. Adaptação transcultural brasileira da escala de estigma internalizado de transtorno mental - ismi-br. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 25-34. ISSN 1983-8220.

O Estigma internalizado tem sido apontado como um aspecto que acarreta prejuízos significativos para a população portadora de transtorno mental. Investigações nessa área são importantes, sobretudo no desenvolvimento de instrumentos de medidas, tendo em vista os ganhos clínicos e acadêmicos que os instrumentos podem proporcionar no avanço do conhecimento. O objetivo do presente estudo foi traduzir e adaptar para o contexto brasileiro a Escala de Estigma Internalizado para Transtorno Mental (Internalized Stigma of Mental Illness - ISMI). A tradução e adaptação cultural consistiu em cinco estágios: tradução do instrumento original, síntese das traduções, retrotradução, avaliação do comitê de peritos e pré-teste. A versão brasileira da ISMI-BR mostrou-se semanticamente equivalente à original e culturalmente adequada à realidade brasileira. A escala apresentou ser de fácil aplicação e adequada na compreensão dos itens pelos entrevistados. A versão brasileira da ISMI-BR mostrou-se apropriada para ser testada em suas qualidades psicométricas.

Palavras-chave : psicometria; estigma social; saúde mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License