10 1Educação financeira como instrumento de integração em uma instituição de ensino profissionalizanteO impacto dos comportamentos sociais acadêmicos nas habilidades sociais de estudantes 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ROCHA, Rosangela Malard Neves; SOUZA, Pauliana Carolina De    BITTAR, Cléria Maria Lobo. Relatos sobre a percepção da gravidez para um grupo de adolescentes e jovens mulheres. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2017, 10, 1, pp. 59-68. ISSN 1983-8220.

O objetivo do estudo foi compreender a percepção da gravidez na adolescência por um grupo de adolescentes da cidade de Paracatu-MG. Realizou-se um estudo de abordagem qualitativa, em uma unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) com sete gestantes de até 19 anos incompletos em maio de 2011. O trabalho constou de uma entrevista inicial e três encontros grupais nos quais se debateram assuntos relacionados à gravidez e aos sentimentos gerados a partir da constatação desta. Nas entrevistas iniciais, todas disseram já ter usado algum método contraceptivo, mas, por ocasião da concepção, disseram que não se preocuparam com a possibilidade de uma gravidez nem com as doenças sexualmente transmissíveis. Cinco reconheceram que, se tivessem tido mais orientação, não teriam engravidado nesse momento. Embora a maioria dissesse ter aceitado a gravidez, sentimentos ambíguos de raiva, susto, medo e inclusive a cogitação de aborto foram considerados. Reconheceram a importância do apoio da família e de seus parceiros para isso. Diante do exposto, torna-se importante pensar em um modelo de atenção que considere as vicissitudes desse grupo, com suas expectativas, anseios, dúvidas e crenças, para que a orientação e os cuidados na atenção à saúde sejam possíveis em sua forma integral.

: Adolescência; gravidez; percepções gestantes.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License