SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Relatos sobre a percepção da gravidez para um grupo de adolescentes e jovens mulheresLivros de histórias como recurso avaliativo e promotor da compreensão dos estados mentais: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SOARES, Adriana Benevides et al. O impacto dos comportamentos sociais acadêmicos nas habilidades sociais de estudantes. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 69-80. ISSN 1983-8220.

O estudo avaliou o impacto dos comportamentos sociais acadêmicos nas habilidades sociais de estudantes universitários. Participaram 289 estudantes de instituições públicas e privadas, de 42 cursos, idades entre 17 e 61 anos (M = 26,73 e DP= 8,57). Utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e o Inventário de Comportamentos Sociais Acadêmicos (ICSA). Alunos que desenvolveram comportamentos sociais acadêmicos adequados apresentaram bom repertório de habilidades sociais, e alunos de instituições públicas apresentaram maior autocontrole emocional. Todos os fatores do ICSA impactaram sobre fatores do IHS, embora com baixa variância explicada nos fatores Exposição a Desconhecidos e Situações Novas. Essa relação indica que os construtos oferecem importantes elementos na compreensão de como os estudantes vivenciam as exigências do contexto universitário e sua resposta diante dessas exigências.

Palavras-chave : Comportamentos acadêmicos; habilidades sociais; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License