SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1O impacto dos comportamentos sociais acadêmicos nas habilidades sociais de estudantesNovos arranjos: lançando um olhar sobre os relacionamentos interpessoais de pessoas em situação de rua índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PELISSON, Maíze Carla Costa  e  RODRIGUES, Marisa Cosenza. Livros de histórias como recurso avaliativo e promotor da compreensão dos estados mentais: uma revisão. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 81-94. ISSN 1983-8220.

A habilidade sociocognitiva infantil de compreender os estados mentais próprios e alheios é denominada teoria da mente. Pesquisas apontam uma estreita relação entre essa habilidade e a linguagem, enfatizando atividades de leitura mediadas com livros de histórias. O presente artigo constitui uma revisão sistemática de estudos que utilizaram os livros de histórias como recurso avaliativo e/ou promotor da teoria da mente. A busca foi realizada nas bases de dados SciELO, PePSIC, PsycINFO e PUBmed. Utilizou-se a combinação entre os descritores: livro de história; teoria da mente; estados mentais e seus correlatos em inglês e espanhol. Encontrou-se um total de 387 artigos, sendo que apenas nove satisfizeram os critérios de inclusão. Os resultados apontam para a viabilidade sociocognitiva dos livros, como medida tanto de avaliação quanto de promoção de competências relacionadas à teoria da mente.

Palavras-chave : Livro de história; teoria da mente; estados mentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License