SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Livros de histórias como recurso avaliativo e promotor da compreensão dos estados mentais: uma revisãoO preconceito racial como determinante social da saúde - a invisibilidade da anemia falciforme índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

CUNHA, Juliana Gomes da; GARCIA, Agnaldo; SILVA, Thays Hage da  e  PINHO, Renata Coelho de. Novos arranjos: lançando um olhar sobre os relacionamentos interpessoais de pessoas em situação de rua. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 95-108. ISSN 1983-8220.

Não raramente, a situação de rua é relacionada pela literatura à fragilização, ao rompimento ou à ausência de vínculos outrora configurados. Nesse sentido, o presente artigo teve por objetivo analisar relacionamentos interpessoais de pessoas em situação de rua, sejam atuais ou rompidos. Para tanto, contou-se com a participação de doze indivíduos em situação de rua da região metropolitana da Grande Vitória, no Espírito Santo, os quais responderam a entrevistas na modalidade episódica, que tem como princípio fundamental a solicitação ao participante de que rememore situações específicas e as relate. Dada a recorrência dos conteúdos comparecidos nas entrevistas, o material foi dividido entre relacionamento amoroso, amizade e relacionamento familiar. Em suma, acordando com a literatura, relatos de enfraquecimento ou rompimento vincular após a ida às ruas se fizeram presentes aqui, apesar de também terem sido abundantes relatos que deram conta de novas configurações relacionais, pertinentes ao processo de rearranjo de vida dos participantes.

Palavras-chave : relações interpessoais; laço social; moradores de rua.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License