SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Novos arranjos: lançando um olhar sobre os relacionamentos interpessoais de pessoas em situação de ruaTrabalho intenso: opção ou condição? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

LAGES, Sônia Regina Corrêa et al. O preconceito racial como determinante social da saúde - a invisibilidade da anemia falciforme. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.1, pp. 109-122. ISSN 1983-8220.

O trabalho se refere ao relato de uma pesquisa, no campo da Saúde da População Negra, que considera que a morbimortalidade no Brasil tem cor, que as formas de adoecer e morrer desse grupo social estão relacionadas às suas condições materiais e sociais. A partir disso, foi realizada uma pesquisa, em um centro de saúde pública, na cidade de Belo Horizonte, cujo objetivo era o de investigar a percepção dos funcionários da equipe de saúde, e dos usuários do referido centro, sobre o preconceito como determinante da saúde, e sobre o conhecimento da anemia falciforme, doença genética que afeta de forma mais específica as pessoas negras. Os resultados da pesquisa apontam evidências da existência do racismo institucional na saúde pública, do preconceito como gerador de depressão e do desconhecimento das equipes e dos usuários do sistema de saúde em relação à anemia falciforme.

Palavras-chave : Saúde da população negra; Racismo institucional; Preconceito; Anemia falciforme.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License