SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A violência contra as crianças e adolescentes admitidos no Hospital João XXIII: uma análise quantitativaRede de apoio social de famílias homoafetivas formadas por mulheres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

FARSEN, Thaís Cristine; FIORINI, Milena Carolina  y  BARDAGI, Marúcia Patta. Análises psicométricas de instrumentos validados em diversos contextos: o caso da Escala de Adaptabilidade de Carreira. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 162-175. ISSN 1983-8220.

O presente estudo teãrico analisa psicometricamente o caso da adaptação e validação da Escala de Adaptabilidade de Carreira (EAC). O instrumento foi criado de maneira conjunta por pesquisadores de 18 países, adaptado e validado concomitantemente à  sua criação, em 13 deles. Processos de criação de instrumentos semelhantes à  EAC não foram encontrados na literatura. Devido ao uso difundido na área de desenvolvimento de carreira, é importante compreender a adequação dos processos psicométricos utilizados, principalmente para embasar novos estudos, em especial aqueles que pretendem empregar processos de adaptação e validação simultâneas em contextos diversificados. O objetivo do estudo foi identificar, comparar e analisar os procedimentos psicométricos utilizados pelos pesquisadores de 13 países que validaram e adaptaram o instrumento, de acordo com suas realidades. são apresentadas as potencialidades e eventuais fragilidades da EAC, com vistas a facilitar sua utilização por profissionais e pesquisadores interessados no tema. Finaliza-se o trabalho com a discussão e a argumentação referente à  relevância de se realizarem estudos com semelhante escopo.

Palabras clave : Adaptabilidade de carreira; Validade do teste; Desenvolvimento de carreira; Psicometria; Avaliação Psicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License