SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Análises psicométricas de instrumentos validados em diversos contextos: o caso da Escala de Adaptabilidade de CarreiraO trabalho em grupo como dispositivo para ressignificação da queixa escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

SANCHES, Isabela Rodrigues; PELISSOLI, Monique da Silva; LOMANDO, Eduardo Marodin  y  LEVANDOWSKI, Daniela Centenaro. Rede de apoio social de famílias homoafetivas formadas por mulheres. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 176-193. ISSN 1983-8220.

As famílias homoafetivas, devido ao preconceito e à  discriminação social, podem ter sua rede de apoio (RA) limitada. Este estudo de casos múltiplos investigou a percepção de trús casais formados por mulheres sobre sua RA e o apoio recebido. As participantes (26-48 anos) residiam no Rio Grande do Sul, mantinham um relacionamento (03-07 anos) e tinham filhos/as. As RA apresentaram-se variadas em tamanho e centralizadas na família. Foi percebida satisfação com o apoio recebido, mas verificou-se semelhanças e diferenças entre os casais quanto ao apoio. As semelhanças incluíram: conflito familiar referente à  revelação da orientação sexual, dificuldade de compreensão e aceitação por parte dos filhos adolescentes, abertura para falar sobre a orientação sexual e a família no local de trabalho, apesar de dificuldades percebidas, e percepção positiva do apoio das relações de amizade e da parceira. Já as diferenças referiram-se ao apoio da família de origem, da escola e do sistema de saúde. Novos estudos devem investigar essa temática em outras configurações de famílias homoafetivas.

Palabras clave : Relações Familiares; Famílias Homoafetivas; Mulheres; Apoio Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License