SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Rede de apoio social de famílias homoafetivas formadas por mulheresThe role of supervision in behaviour therapy in promoting social skills in psychology trainees índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

BITTENCOURT, Isabella Goulart; LIMA, Ágatha Rabelo de  e  GESSER, Marivete. O trabalho em grupo como dispositivo para ressignificação da queixa escolar. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 194-203. ISSN 1983-8220.

Este trabalho, inserido em um programa de atenção e ressignificação da queixa escolar de uma universidade federal do sul do Brasil, objetivou ressignificar a queixa escolar de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental e contribuir com relações sociais potencializadoras entre professor-aluno e aluno-aluno. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e conversas informais com as professoras, observações em sala de aula e atividades em grupo. Nos resultados, identificou-se que a professora conseguiu ressignificar os discursos individualizantes e patologizantes da queixa escolar e que os alunos se apropriaram de novas formas de se relacionar. Considera-se que, apesar de limitações, construíram-se ações transformadoras.

Palavras-chave : Fracasso Escolar; Interação Professor-Aluno; Psicologia Histórico-cultural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License