SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Group work as a mechanism for a new meaning of school complaintsDomestic violence and its relationship with self-esteem, personality and life satisfaction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  and  MATSUNAKA, Mayara Paula da Silva. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 204-214. ISSN 1983-8220.

O psicólogo necessita de habilidades acadúmicas e interpessoais e a universidade pode ser um ambiente para a aquisição dessas habilidades. A atuação do estudante de psicologia junto à  clientela pode ser um fator de risco para problemas de saúde mental. O objetivo deste trabalho é o de comparar trús momentos (início, meio e término) de um estágio supervisionado em psicologia clínica comportamental quanto a indicadores de saúde mental (ansiedade e depressão), habilidades sociais, consequências e sentimentos. Participaram do estudo 14 mulheres e um homem, graduandos do 5Âş ano do curso de Psicologia que responderam a dois instrumentos de habilidades sociais (IHS-Del Prette e QHC-Universitários), sendo que o QHC-Universitários também mensura indicadores de saúde mental. Os resultados apontam para redução de indicadores de saúde mental, aumento de habilidades sociais e redução de comportamentos não habilidosos na interação com diferentes interlocutores, gerando consequências positivas, reduzindo consequências negativas e sentimentos negativos.

Keywords : Estágio Supervisionado; Habilidades Sociais; Terapia Comportamental; Ansiedade; Depressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License