10 2The role of supervision in behaviour therapy in promoting social skills in psychology traineesMusicoterapia como estratégia de intervenção psicológica com crianças: uma revisão da literatura 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

PAIVA, Tamyres Tomaz; PIMENTEL, Carlos Eduardo    MOURA, Giovanna Barroca de. Violência conjugal e suas relações com autoestima, personalidade e satisfação com a vida. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2017, 10, 2, pp. 215-227. ISSN 1983-8220.

A violência conjugal é algo histãrico que significa ação executada sem cuidado ou uso de força excessiva a fim de causar danos ao parceiro. Objetivou-se, por meio da correlação e regressão, verificar a relação das formas de legitimações da violência conjugal com a autoestima, satisfação com a vida e personalidade. Participaram 305 respondentes da população geral, a maioria do sexo feminino (63%), com idades entre 18 e 62 anos (M = 28,45, DP = 10,65), residentes da Paraíba (88,9%). Foram usadas a Escala de Crenças de Violência Conjugal, a Escala de Autoestima de Rosenberg, Inventário de Personalidade de Dez Itens e a Escala de Satisfação com a Vida, analisados no IBM SPSS Statistics 21. Os resultados indicaram a correlação negativa entre os fatores legitimação da violência e autoestima, assim como também com os fatores de personalidade. E, por fim, a regressão indicou que os fatores pessoais predizem as crenças de legitimação da violência conjugal.

: Violência Conjugal; Autoestima; Personalidade; Satisfação com a Vida.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License