10 2Violência conjugal e suas relações com autoestima, personalidade e satisfação com a vidaPsicologia, políticas públicas e participação social: diálogos com a Multidão 
Home Page  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

 ISSN 1983-8220

ANJOS, Alexandre Gonzaga dos et al. Musicoterapia como estratégia de intervenção psicológica com crianças: uma revisão da literaturaMusic therapy as a psychological intervention strategy with children: a literature review. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. []. 2017, 10, 2, pp. 228-238. ISSN 1983-8220.

Esse estudo teve por objetivo levantar e avaliar, na produção nacional e internacional, como a musicoterapia tem sido utilizada em intervenções psicológicas com crianças. Foram analisados, Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 11 artigos finais na íntegra, publicados entre 2011 e 2016, indexados nas bases Pubmed e BVS. As categorias de análise foram divididas em características gerais dos artigos, características dos participantes e das intervenções realizadas. Pela análise dos resultados, pôde-se verificar a eficácia da musicoterapia como intervenção, demonstrando ganhos tanto nos aspectos da saúde da criança quanto nos aspectos musicoterapêticos. Pôde-se evidenciar o valor da música e o seu papel como recurso terapêtico em crianças, demonstrando-se que esta é uma modalidade alternativa de intervenção e que deve ser amplamente difundida, principalmente no Brasil.

: Psicologia; Musicoterapia; Intervenção; Criança.

        · |     ·     · ( pdf )

 

Creative Commons License