SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Musicoterapia como estratégia de intervenção psicológica com crianças: uma revisão da literaturaMaus-tratos entre adolescentes do sexo feminino no ensino privado e público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PIMENTA, Lígia Caroline Pereira; VALENCIO, Rafael Dias  e  LEMOS, Danilo Candido. Psicologia, políticas públicas e participação social: diálogos com a Multidão. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 239-249. ISSN 1983-8220.

Este artigo se destina a discutir os caminhos trilhados pela Psicologia na história das políticas públicas no Brasil. Num resgate histórico sobre como os saberes-psi constituíram as lutas pela redemocratização da sociedade e a garantia de direitos, lançaremos mão de conceitos criados por Michel Foucault, fazendo-os dialogar com os dispositivos de participação social e com o conceito de Multidão, criado por Michael Hardt e Toni Negri. Dessa forma, faz-se possível pensar como as práticas em psicologia têm operado nos equipamentos das políticas públicas. Priorizaremos três eixos principais na escrita deste texto - eixos que, atrelados, culminarão numa proposta para o leitor -, trazendo elementos para debatermos a composição das políticas de Saúde, Educação e Assistência Social. Concluímos como estratégia do trabalho em psicologia o fortalecimento da aliança ética com o projeto da Multidão por meio de ações de cunho micropolítico.

Palavras-chave : Psicologia; Políticas Públicas; Multidão; Participação Social.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License