SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Psicologia, políticas públicas e participação social: diálogos com a MultidãoTrabalho do núcleo de apoio à saúde da família em um município de Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versión On-line ISSN 1983-8220

Resumen

SALGADO, Fellipe Soares; BAZON, Marina Rezende  y  KOMATSU, André Vilela. Maus-tratos entre adolescentes do sexo feminino no ensino privado e público. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 250-263. ISSN 1983-8220.

Em função da idade e do gênero, adolescentes do sexo feminino são especialmente vulneráveis à s violências, sobretudo aos maus-tratos (violência no âmbito das relações interpessoais). Neste estudo, objetivou-se descrever/caracterizar a ocorrência de maus-tratos entre estudantes do sexo feminino (n=1.174), com idade entre 11 e 18 anos, por meio do Childhood Trauma Questionnaire - Brasil (CTQ-Br). Do total das adolescentes, 87% de escolas privadas e 93% de públicas indicaram algum tipo de maus-tratos, especialmente abuso emocional e negligência emocional, havendo, para a maioria, coocorrências/polivitimização. A pontuação total no instrumento foi significativamente maior nas escolas públicas, assim como a proporção de abusos e/ou negligências em níveis de gravidade moderado/severo. Os resultados denotam uma grande porcentagem de adolescentes maltratadas e a maior vulnerabilidade daquelas de escolas públicas, entendendo o tipo de escola como indicador de classe socioeconômica. Estes resultados podem auxiliar nas discussões de políticas públicas de prevenção e enfrentamento da violência.

Palabras clave : Adolescentes; Gênero; Maus-tratos; Abusos; Negligências.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License