SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Contratransferencia: surgimento e evolução do conceito em tearicos das relaçoes objetais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ZANETTI, Sandra Aparecida Serra  e  CIANCA, Geovanna Moreno. Contribuições da psicanálise Winnicottiana à clínica com adolescentes fronteiriços: estudo de um caso. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2017, vol.10, n.2, pp. 294-304. ISSN 1983-8220.

Este artigo objetiva demonstrar os resultados de um estudo com base no trabalho terapêtico realizado com uma adolescente fronteiriça, a partir do manejo clínico fundamentado na teoria winnicottiana. O caso se refere a uma paciente com histãrico de abandono materno, que procurou terapia aos 14 anos de idade, com episãdios de desorganização mental. A metodologia utilizada foi o estudo de caso ênico, que dentro da pesquisa clínica visa a explorar e compreender fenômenos específicos pertencentes ao sujeito. O conceito-chave empregado para a compreensão teãrica do caso foi a relação de holding proposta por Winnicott, bem como a noção de falso self. O referencial adotado possibilitou a compreensão do caso como borderline, tratando-se de um falso self cindido, caracterizando uma patologia grave. Acredita-se que a melhora clínica foi possível por meio do setting terapêtico sustentado pela promoção de um ambiente "suficientemente bom" na terapia.

Palavras-chave : Estratégia de Saúde da Família; Atenção Primária à  Saúde; Trabalho; Oficinas de Trabalho Protegido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License