SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Gênero como uma categoria de análise nos estudos brasileiros sobre mulheres e consumo de crack índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

DOS SANTOS, Maristela Volpe; SILVA, Talita Fernanda da; SPADARI, Gabriela Fabbro  e  NAKANO, Tatiana de Cássia. Competências socioemocionais: análise da produção científica nacional e internacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 4-10. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110102.

As competências socioemocionais têm sido, cada vez mais, foco de estudos desenvolvidos nas mais diversas áreas. Considerando-se sua relevância nos resultados pessoais, educacionais e laborais, o presente estudo buscou realizar uma análise da produção científica nacional e internacional na temática. Uma consulta aos bancos de dados nacionais (SciELO, Pepsic e Banco de Teses e Dissertações da Capes) e ao banco internacional (Wiley Online Library), no período de 2011 a 2015, apontou a existência de 67 artigos, sendo a maior parte deles provenientes da base internacional (n=50). Os resultados mostraram, de maneira geral, oscilação no interesse pela temática ao longo do período analisado, focados na área da Psicologia do Desenvolvimento e Educação. Cinco temas predominantes foram encontrados: aspectos sociais, características de personalidade, fatores de risco e proteção no desenvolvimento, indicadores de sucesso escolar e profissional e aspectos cognitivos. A maior parte dos trabalhos eram de natureza empírica e fizeram uso de 23 diferentes instrumentos, notadamente em amostras de crianças. O número pequeno de estudos nacionais apontou para uma temática que merece ser mais bem explorada, notadamente pela Psicologia e pela área da avaliação psicológica.

Palavras-chave : Competências socioemocionais; Avaliação psicológica; Competências não cognitivas; Personalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License