SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Socioemotional skills: analysis of brazilian and international scientific productionPsychological assessment in students: relationship between personality, self-concept and social skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

MORAES, Maria Eduarda Freitas; ROSO, Adriane  and  LARA, Michele Pivetta de. Gênero como uma categoria de análise nos estudos brasileiros sobre mulheres e consumo de crack. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 11-25. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110103.

O objetivo desta pesquisa foi (re)construir as práticas de consumo de crack em mulheres a partir de pesquisas empíricas realizadas no contexto brasileiro e sustentadas na categoria analítica "gênero". Trata-se de um estudo quantitativo-descritivo, de revisão teórica de 30 publicações em duas bases de dados, no período aproximado de 15 anos. A análise foi desenvolvida em duas etapas. Etapa 1: estatística descritiva, recorrendo ao software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para identificar as características gerais dos artigos (variáveis quantitativas e variáveis qualitativas). Etapa 2: análise qualitativa com base na categoria analítica "gênero". Foi observado que a maioria dos artigos reconhece as mulheres como uma população específica que consome crack, no entanto a maioria deles não olha para a relação mulheres/crack através das lentes da categoria analítica "gênero". Foi notado que essa relação é basicamente considerada como um problema de saúde e não como uma questão psicossocial.

Keywords : Mulheres; Gênero; Drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License