SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Avaliação psicológica em escolares: relação entre personalidade, autoconceito e habilidades sociaisDialogia, self e lócus de identidade externos em pastores protestantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MAHENDRA, Fénita Manuel; DONELLI, Tagma Marina Schneider  e  MARIN, Angela Helena. Compreendendo o ambiente familiar no contexto da reprovação escolar de adolescentes. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 45-60. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110105.

Buscou-se compreender como o ambiente familiar de adolescentes com e sem histórico de reprovação escolar é percebido pelos seus pais. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, do qual participaram quatro famílias com perfis considerados funcionais e disfuncionais pela Escala de Ambiente Familiar, sendo que duas delas tinham filhos com reprovação. Os pais responderam a uma entrevista semiestruturada e sua análise temática revelou que as famílias de adolescentes com reprovação mostraram menor controle e não estimulavam a religiosidade, além de os pais apresentarem nível de escolaridade mais baixo. Já as famílias com filhos sem reprovação apresentaram maior equilíbrio entre a independência e o controle e estimulavam a religiosidade, bem como a coesão e a união. A compreensão da relação entre ambiente familiar e desempenho escolar contribui para promover um ambiente com mais recursos para o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica de maior sucesso para os adolescentes.

Palavras-chave : Ambiente familiar; Reprovação escolar; Ensino fundamental; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License