SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Compreendendo o ambiente familiar no contexto da reprovação escolar de adolescentesEstudo de saúde comparada: os modelos de atenção primária em saúde no Brasil, Canadá e Cuba índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

AMBROSIO, Laís de Almeida; JARDIM, Adriano Pereira  e  SOUZA, Mariane Lima de. Dialogia, self e lócus de identidade externos em pastores protestantes. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 61-78. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110106.

Entre os desdobramentos diversos da teoria do self dialógico, a noção de posições identitárias aparece como um interessante modelo explicativo da relação entre identidade dialógica e reflexividade consciente. Ainda assim, a relação entre self e identidade é um fenômeno complexo que requer investigação mais detalhada, preferencialmente em uma variedade de contextos. O objetivo desse estudo foi, portanto, descrever as posições identitárias de pastores protestantes com foco na relação self/identidade. Para tanto, foi realizado estudo qualitativo, seguindo os critérios da fenomenologia-semiótica. Participaram do estudo oito pastores protestantes, que responderam a uma versão adaptada da Tarefa de Articulação Dialógica. Os resultados sugerem um funcionamento peculiar da reflexividade nesses indivíduos, em que o diálogo interno gera um lócus de identidade externo. Discute-se como a identidade pessoal é vista sob o prisma de uma percepção hipergeneralizada, expressando um senso de unidade pessoal difuso, similar ao espaço imaginado povoado por diferentes posições do eu.

Palavras-chave : Identidade; Dialogia; Religião.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License