SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Dialogia, self e lócus de identidade externos em pastores protestantesUma experiência psicanalítica na clínica escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

SANTOS, Joelma Cristina  e  MELO, Walter. Estudo de saúde comparada: os modelos de atenção primária em saúde no Brasil, Canadá e Cuba. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 79-98. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110107.

Os documentos governamentais e a literatura acadêmica apontam que, a partir da Constituição Federal de 1988, as políticas públicas de saúde do Brasil foram muito inspiradas nas políticas de bem-estar social de diversos países. Em relação à Estratégia Saúde da Família (ESF), destacam-se, principalmente, os trabalhos desenvolvidos no Canadá e em Cuba. Considerando-se que esses países têm estruturas políticas distintas e fatores sócio-histórico-culturais também bastante diversos, procurou-se investigar, com base em um estudo de saúde comparada, como tais características se efetivaram na constituição da ESF brasileira. Os dados indicam que as políticas de saúde cubanas têm muitas similaridades com as que são praticadas no Brasil, enquanto são percebidas diferenças entre a política de saúde canadense e a brasileira. Entende-se, portanto, que a ESF, no Brasil, se aproxima mais do modelo cubano de medicina familiar e que, apesar de constantemente citada como referência, a influência canadense, na prática, é bastante limitada.

Palavras-chave : Saúde Comparada; Atenção Primária em Saúde; Saúde da Família; Política de Saúde; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License