SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Estudo de saúde comparada: os modelos de atenção primária em saúde no Brasil, Canadá e CubaRelações entre violência, clima familiar e transtornos mentais na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ALBUQUERQUE JUNIOR, Artur Julio de; PARAVIDINI, João Luiz Leitão  e  PROCHNO, Caio César Souza Camargo. Uma experiência psicanalítica na clínica escola. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 98-108. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110108.

Este trabalho foi desenvolvido a partir de uma experiência psicanalítica na clínica escola de um curso de Psicologia. O caso construído retrata uma mãe que se encontra aliciada pelo gozo na relação com seu filho primogênito. A dimensão do olhar é destacada como uma via privilegiada, em que estar "só focada" no filho remete a estar "sufocada" na angustia desse enlace. O tratamento se direcionou para fazer operar a incidência da falta, pela qual a paciente pôde deixar de ser toda-mãe para vir a ser não-toda mulher. No fim, destaca-se ainda, o que uma análise porta de mais radical incompreensão.

Palavras-chave : Psicanálise; Caso clínico; Feminilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License