SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Uma experiência psicanalítica na clínica escolaPossibilidades de intervenção do psicólogo escolar na educação inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

PAIXAO, Raquel Fortini; PATIAS, Naiana Dapieve  e  CORREIO, Débora Dalbosco Dell'Aglio. Relações entre violência, clima familiar e transtornos mentais na adolescência. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 101-122. ISSN 1983-8220.

Este estudo investigou as relações entre violência intrafamiliar, clima familiar e sintomas de transtorno mental na adolescência. Participaram 359 adolescentes de 13 a 19 anos (M=15,77; DP=1,40), estudantes de escolas públicas de Porto Alegre, RS. Os adolescentes responderam questões sobre violência no contexto familiar, o Inventário do Clima Familiar (ICF) e um questionário para avaliar sintomas de transtornos mentais (SRQ-20). Os resultados indicaram diferença significativa entre os sexos no SRQ, com média mais elevada para as meninas. Uma regressão linear múltipla indicou que as variáveis ​​familiares independentemente associadas aos sintomas de transtornos mentais foram conflito, apoio e violência intrafamiliar, que, juntas, explicaram 23,3% da variação dos escores no SRQ. Discute-se a importância de intervenções familiares para promoção de saúde mental na adolescência.

Palavras-chave : Adolescência; Violência na família; Transtorno mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License