SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Relationships between violence, family atmosphere and mental disorders in the adolescenceGroup of INSS insured workers with back pain: a necessary psychological support author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

On-line version ISSN 1983-8220

Abstract

ANDRADA, Paula Costa de et al. Possibilidades de intervenção do psicólogo escolar na educação inclusiva. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 123-141. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110110.

Este artigo resulta de uma pesquisa de Iniciação Científica que objetivou fazer um mapeamento de ações na área da Psicologia Escolar Educacional de práticas inclusivas dentro das escolas e que, efetivamente, promovam o desenvolvimento dos sujeitos. Investigamos as práticas realizadas nas escolas com base nos conhecimentos da Psicologia e que se mostram efetivas no que concerne à promoção da inclusão na perspectiva teórico-metodológica da Psicologia Histórico-cultural. A pesquisa é de natureza bibliográfica e abordagem qualitativa, se propondo a fazer um mapeamento com análise crítica de práticas de inclusão objetivando a comparação de informações. Os resultados apontam que apesar da importância das ações mapeadas estas são ainda incipientes, com muitas lacunas a serem preenchidas por educadores e psicólogos para práticas realmente inclusivas.

Keywords : Inclusão escolar; Psicólogo escolar; Psicologia histórico-cultural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License