SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Possibilidades de intervenção do psicólogo escolar na educação inclusivaTransição de carreira em adultos brasileiros: um levantamento da literatura científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

ALENCAR, Maria do Carmo Baracho de  e  STAMATO, Maria Izabel Calil. Grupos de trabalhadores segurados do INSS com doenças lombares: um apoio psicológico necessário. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 142-152. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110111.

O presente trabalho é fruto de uma experiência de intervenção em estágio curricular de Psicologia da Universidade Católica de Santos (Unisantos), na cidade de Santos-SP. O estágio abrangeu, entre outras atividades, o atendimento em grupo de trabalhadores segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que se encontravam em Reabilitação Profissional na Baixada Santista. Este artigo pretendeu fortalecer a importância das ações interdisciplinares e da Psicologia nos processos de Reabilitação Profissional e nos Programas de Readaptação durante o período de retorno ao trabalho.

Palavras-chave : Trabalhadores lesionados; Dor lombar; Psicologia; Reabilitação; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License