SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Grupos de trabalhadores segurados do INSS com doenças lombares: um apoio psicológico necessárioEfeitos do Desemprego sobre o Casal: uma Revisão Sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

RIZZATTI, Daniela Bach et al. Transição de carreira em adultos brasileiros: um levantamento da literatura científica. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.1, pp. 153-173. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110112.

Este estudo objetivou apresentar um levantamento da produção científica nacional sobre transição de carreira em adultos. Por meio das bases de dados Science Direct, SciELO e Periódico Capes, foram selecionados 10 artigos publicados no Brasil entre os anos 2000 e 2015. Os textos selecionados foram analisados segundo cinco aspectos: ano de publicação, desenho metodológico, amostra, objetivo e principais achados. Os artigos analisados abordam dois principais tipos de transição: da universidade-trabalho e mercado-mercado. Os resultados mostraram a importância do planejamento da carreira e do conhecimento do mercado de trabalho durante o processo de transição de carreira em adultos. Também indicaram que a transição é um momento de reflexão e de autoconhecimento que exige importantes tomadas de decisões. Por fim, apontaram a escassez de publicações sobre transições de carreira não planejadas, como demissões involuntárias.

Palavras-chave : Transição de carreira; Desenvolvimento profissional; Revisão de Literatura; Adultos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License