SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Os processos de precarização do trabalho e seus reflexos no adoecimento de trabalhadores brasileiros: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia

versão On-line ISSN 1983-8220

Resumo

MELLO, Rita de Cassia Corrêa; REIS, Luciana Bicalho  e  RAMOS, Fabiana Pinheiro. Estresse em profissionais de enfermagem: importância da variável clima organizacional. Gerais, Rev. Interinst. Psicol. [online]. 2018, vol.11, n.2, pp. 193-207. ISSN 1983-8220.  http://dx.doi.org/10.36298/gerais2019110202.

O trabalho de equipes de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) pode ser considerado estressante, conforme literatura da área, já que esses profissionais lidam com situações de alto grau de complexidade. Buscou-se identificar a vulnerabilidade ao estresse e a presença de sintomas de estresse em uma amostra não probabilística por acessibilidade composta por 30 profissionais: enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de uma UTIN de um hospital público. Os participantes responderam, em uma única sessão de aplicação: a) Questionário Sociodemográfico; b) Inventário de Sintomas de Stress para Adultos; e c) Escala de Vulnerabilidade ao Estresse no Trabalho. Os resultados revelaram que 56,7% da amostra apresentou sinais de estresse, preferencialmente na fase de "resistência" (50%). Houve correlação positiva entre a presença de estresse e a variável "clima e funcionamento organizacional", indicando a necessidade de mudanças no ambiente de trabalho para amenizar os estressores presentes no contexto da UTIN.

Palavras-chave : Estresse; Enfermagem; Clima organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License